PERGUNTAS E RESPOSTAS
Encontrei um animal na rua. O que faço?
Infelizmente, a maioria das ONGs, abrigos e protetores de animais estão com excesso de cães e/ou gatos. A melhor atitude a ser tomada é recolher o animal de rua e optar por uma das duas alternativas a seguir:
- Você pode adotar este animal. Leve-o ao veterinário, vermifugue, vacine, castre, informe-se a respeito dos cuidados necessários para a guarda responsável e parabéns por este enorme ato de amor;
- Você pode procurar um lar para este animal. O primeiro passo é buscar aliados, como amigos, parentes ou conhecidos que se sensibilizem com a situação e que estejam dispostos a ajudar com recursos financeiros, lar provisório, transporte, acesso à internet, etc.
Você pode encontrar aqui, uma lista de alguns centros veterinários e atendimento acessível. E para a campanha de adoção do animal resgatado SEMPRE divulgue na foto seu contato e cidade.
Tire fotos bonitas, pois maior é o sucesso. Divulgue nas suas redes sociais e em alguns sites abaixo:
Atenção: No caso de animais não identificados, há possibilidade dele ter um microchip. Entre em contato com a SUVIS (Serviço Social e Supervisão em Vigilância Sanitária) mais próxima de sua residência para verificar se possuem um leitor de microchip.
Preciso de consulta veterinária e castração a preços acessíveis. Qual o caminho?
Alguns hospitais veterinários e algumas clínicas veterinárias realizam atendimento e castração com valores diferenciados.
Existe alguma forma de castrar gratuitamente?
Sim. Se você for de São Paulo, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, oferece dez castrações gratuitas por CPF.
Para se inscrever, é só ir até um dos postos de cadastramento com RG, CPF e Comprovante de Residência em um dos endereços listados.
Como denunciar maus tratos?
Infelizmente casos de maus tratos são mais comuns do que imaginamos. Abandono, manter o animal preso a correntes, não fornecer alimentação e água adequados, deixar o animal em lugar impróprio ou anti-higiênico, envenenamento, agressão física e negligência de atendimento veterinário são exemplos.
Maus tratos contra animais é crime, cujo autor está sujeito às penas da lei, com dois a cinco anos de detenção e multa (Lei Federal 9605/98; 20/09/2020). Qualquer pessoa pode denunciar de forma anônima. Reúna provas (fotos, vídeos) e testemunhas.
Os órgãos competentes para a denúncia de maus tratos são: polícia militar, polícia civil e vigilância sanitária.
Pessoas físicas como os responsáveis de ONGs e os protetores de animais, bem como as ONGs não possuem competência perante a Lei para receber denúncias e atuar sem parcerias com os órgãos supracitados.
Se o crime está ocorrendo AGORA ligue para 190 e aguarde a viatura.
Se o crime já ocorreu, recolha evidências como fotos, vídeos e peça a
um veterinário realizar um parecer técnico.
Com o parecer técnico veterinário e as evidência anexadas vá à delegacia civil localizada na Avenida São João, 1247, República – Contato: (11) 3338-0155. E peça para realizar um
boletim de ocorrência (B.O.)/ termo circunstanciado.
Para Animais Domésticos: O B.O. pode ser feito pela internet no site www.seguranca.sp.gov.br, na delegacia mais próxima da sua casa e também no Grupo Especial de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, que fica no centro de São Paulo (Avenida São João, 1247, República).
Para Animais Silvestres: Polícia Militar Ambiental: denuncie crimes como caça, pesca ilegal, tráfico e venda de animais silvestres: www.ambiente.sp.gov.br. Ligue para a prefeitura da cidade de São Paulo, pelo telefone: 156, ou para o IBAMA no número: 0800 61 80 80.
DOE AGORA:
CHAVE PIX: +5511963243310
Vera Lucia Gambôa
Agência: 4139
Conta Poupança: 044090-5
Siga a turma nas
redes sociais!